Prática Textual

Você voltou a estudar depois de um certo tempo e não está conseguindo entender o que lê?
Está trabalhando e tem dificuldades para colocar as ideias no papel?
Para esses problemas, há a aula de “Prática Textual”


  •          O que são as aulas de “Prática Textual”?

Segundo Freinet, a prática da escrita é muito importante para se aprender a escrever, bem como a da leitura, para se aprender a ler. Nesse contexto, as aulas de Prática Textual, buscam identificar as dificuldades de escrita/leitura do aluno e trabalhá-las para que ele as supere.

  •          Para quem elas são indicadas?

São indicadas para alunos de todas as idades, que têm problemas como:
- Ler e não conseguir entender o texto, muito comuns em adultos que ficaram um certo tempo sem contato com os estudos ou em universitários ingressantes em cursos que demandam grande quantidade de leitura;
- Não conseguir expor, na forma escrita, clara e coerentemente o pensamento, geralmente, por causa da insegurança ou da falta de prática;

  •         Como elas são desenvolvidas?

As aulas são desenvolvidas individualmente, de uma a duas vezes por semana, com duração de 50 minutos cada.
Os primeiros encontros buscam diagnosticar as principais dificuldades do aluno. Então, pautando-se nesses dados, são desenvolvidas atividades específicas focadas na superação dessas dificuldades, desenvolvendo as competências necessárias na vida escolar e profissional da pessoa.

  •          Qual é o objetivo?

Ao contrário das aulas de redação, nas quais são passadas técnicas voltadas aos gêneros textuais, as aulas de Prática Textual tem como objetivo desenvolver a competência de leitura, interpretação e escrita do aluno. Ou seja, visa-se que o aluno saiba escrever, diversos gêneros (de acordo com suas necessidades escolares e/ou profissionais), de forma coerente (observando o assunto proposto, a conclusão de raciocínios, tendo começo/meio e fim) e, compreender o que está lendo, sabendo apontar informações principais e secundárias ao final da leitura.

Para tirar dúvidas ou obter maiores informações, deixe seu comentário ou ligue: (19) 41036519 ou (19) 92086817.

Um comentário: